segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Respeito by Renata Santaya

Respeito é uma palavra de significado bastante complexo. Cada um de nós, tem a sua própria definição para esta palavrinha e ainda assim, ninguém quer ser desrespeitado. Aos meus ouvidos soa meio absurdo, mas ainda assim vou falar do que é respeito para mim.
O melhor exemplo de respeito que eu já vi, nestes meus quase 30 anos de vida, aconteceu ontem, 07 de novembro de 2010 em pleno estádio Beira Rio, Porto Alegre/RS e veio de um nobre senhor de nome Paul MacCartney. Quem foi ao show sabe do que estou falando. O nobre inglês conversou com o povo gaúcho na língua local. Preocupo-se em aprender as frases mais importantes para ser entendido por todos. Atitude estremamente simpática e respeitosa, pois foi sensível ao ponto de colocar-se no lugar de seu público e perceber como aquela atitude seria importante e marcante para seus fãs.
Se ainda não me fiz entender, serei mais explicita. Para se respeitar o próximo é preciso sensibilidade para entender o que o outro está esperando da gente e entender que cada um deseja que ajamos de um modo diferente, pois ninguém é igual a ninguém.
Trazendo para dentro das empresas, esta é a grande falha dos gestores de hoje, que querem tratar todos os seus funcionários da mesma maneira e querem que todos reajam e se motivem igualmente. Seria como o Paul chegar em Porto Alegre, falar com o público em inglês e querer as mesmas reações que vimos ontem. Simplesmente impossível. Estimulos iguais em pessoas diferentes é a mesma coisa que estimulos diferentes em pessoas iguais. Se esta segunda parte soa absurda, a primeira também deveria soar. Um desafio para quem quer deixar de ser simplesmente um chefe e tornar-se um líder.

Um comentário: